|

Outra forma de fazer um Bokeh personalizado

11 Abril 2012 // AUTHOR: // CATEGORY: Blog // No Comments

Provavelmente já ouviram falar nos bokeh e provavelmente já viram alguns tutorials.
Nada de complicado de fazer e pode criar um efeito interessante nas fotos.
Apenas necessita de uma lente com grande capacidade de abertura, por exemplo a Canon 50mm 1.8 (adoro esta lente) e algum cartão.
Os tutoriais mais típicos geralmente levam-no a criar algo como isto:

Mas a minha namorada (também entusiasta da fotografia) teve uma ideia melhor.
Ela teve a bela ideia de aproveitar o meu suporte de filtros Cokin (algo que se consegue barato online, por exemplo no ebay) e utilizar isso para fazer o bokeh.
O kit é algo semelhante a isto (tenham em mente que o meu kit vem com vários anéis de adaptação para lente, alguns kits vem com só um):

Arranjem algum cartão (prefiro preto para evitar os reflexos de luz) e preparem os desenhos que tenham em mente, desenhem e cortem.
Um desenho por volta de 15mm, por exemplo, altera a abertura da lente para F3.2, podem fazer algo um pouco maior, mas não muito pois senão o resultado ficará cortado. A nossa primeira tentativa foi com um desenho com 25mm… Não tentem 25 mm, não funciona! lol.
Se tiverem algo que ajude com os desenho, melhor ainda. A minha namorada tem uma Slice Elite, e então tentamos com isso… Se tiverem um puncher com desenhos (aqueles furadores com formas) também pode ajudar.

Depois de cortar os cartões coloque o adaptador Cokin na lente.

 E coloque o cartão na ranhura mais próxima da lente.

Pronto? Fantástico! Agora mude as definições da máquina para a maior abertura possível (F1.8 é fantástico) e comece a fotografar!
Aqui fica um exemplo de umas luzes sem o cartão colocado (imagem esquerda) e com o cartão colocado (imagem direita).

 



Leave a reply

Your email address will not be published. Website Field Is Optional